3 de agosto de 2011

Sem amigos, sem Deus.



Viver em sociedade é uma necessidade humana. É tão importante que todos estejam sempre em harmonia que quando um indivíduo começa a agir contra essa união, ele é retirado do meio social e passa a ser marginalizado. O irônico da história é que a sociedade está cada vez mais individualista e as pessoas vivem em sociedade, porém não se relacionam. Estão ligadas por um papel, emprego, escola, universidade ou residência, porém uma pessoa não conhece a outra e não possuem muitos laços afetivos entre elas (se é que tem algum).

“Depois disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem fique sozinho…” Gênesis 3:18 (Nova Bíblia Viva)

Toda vez que eu leio esse versículo eu fico me perguntando: será que a amizade de Deus não bastava para Adão? Aliás, toda vez que me pergunto isso, não consigo responder muito bem, mas se Deus conhecendo o homem, sabia que a amizade entre ele e Deus não iria saciar todos os anseios do homem, porque será que muitas vezes temos vontade de deixar todos e sermos amigos só de Deus?

É claro que a amizade de Deus com certeza a amizade de Deus é a melhor do que de qualquer homem, uma vez que Deus nunca falha. Mas mesmo assim Deus encontrou o homem só e quis criar uma amiga para ele.

[...] Sabemos que orar não é simplesmente falar com Deus, mas nos relacionarmos com Ele. A verdade é que se não conseguimos uma boa relação com as pessoas, como esperamos ter uma boa relação com Deus? Vivemos brigando e nos desentendendo com os outros. Nossas diferenças e semelhanças são motivos de intrigas, decepções e abandonos. Como esperamos então nos relacionarmos bem com Deus?

“…Todo aquele que não faz o que é certo, e não ama a seu irmão mostra que não é filho de Deus.” 1 João 3:10 (Nova Bíblia Viva)

Queremos ter Deus como nosso único amigo, porque ele não falha. Queremos ter somente Deus como nosso amigo porque todos os outros nos traem, nos machucam, nos decepcionam… Mas da mesma forma que nos entristecemos com os outros, Deus também se entristece conosco quando o traímos ao pecar, blasfemar e esquecemos dele para olhar para o nosso próprio umbigo.

Às vezes brigamos tanto com os outros, nos desentendemos com tanta frequência e achamos que estamos certos. Erramos ao brigar por diferenças.

Se não conseguirmos nos relacionar bem com nossos irmãos dificilmente (senão nunca) iremos conseguir nos relacionar bem com Deus. A amizade dele é importante sim, mas não é bom que estejamos sós como seres humanos. É necessário nos relacionarmos. Se não conseguirmos ter nos relacionar com quem vemos, não conseguiremos amar quem não conseguimos ver. Sem amigos, sem Deus. Se quisermos que Cristo entre em nossa vida, devemos caminhar juntos, mesmo com as diferenças.

“Pois onde dois ou três se reunirem em meu nome, eu estarei ali no meio deles”. Mateus 18:20 (Nova Bíblia Viva)

Por Abner Arrais, no Blog do Ab.

Em todo o tempo ama o amigo e para  a hora da angústia nasce o irmão (Provérbios 17:17)

 
  • Facebook
  • RSS
  • Delicious
Igreja Batista em Células em Papucaia | Histórico do site - Email - Arquivos e logotipos - Enviar informações
Conteúdo protegido sob licença Creative Commons BY-NC-ND 3.0 - Desenvolvido pela Ibecep com base em template de Web2feel.com