21 de junho de 2012

Busquem conhecimento!

Um cristão normalmente ouve muito de muitas fontes. Ele recebe ensinamentos bíblicos do pastor, do professor da EBD, do líder dos pequenos grupos e ministérios que ele eventualmente faça parte, do seu discipulador, dos blogs cristãos, pregadores da TV e por aí vai. Isso não é algo ruim, se for acompanhado de algo essencial que veremos adiante.

Esses multi-veículos de conhecimentos bíblicos geram um certo comodismo com relação à leitura diária da Bíblia, uma vez que de tanto ouvir, o cristão pensa que já aprendeu o suficiente e, pior ainda, não se preocupa em buscar veracidade no que aprendeu.

Muitas vezes conhecimentos a respeito da Bíblia que nos são passados são equivocados e quem disseminou estes conhecimentos pode não ter a má intenção de te passar um conhecimento errado, mas alguém o fez com ele (talvez também sem má intenção) e ele caiu no mesmo erro: não examinar. Isso gera uma bola de neve!

Vamos a um exemplo prático: Quando alguém te diz que você só precisa buscar o Reino de Deus, que todas as outras coisas vos serão acrescentadas, isso é confortante, não é? Pois bem, mas está errado.

Você pode estar pensar: "Ei! Mas tá na Bíblia!". Então vamos à Bíblia Sagrada, em Mateus 6, versículos 25 e 33 (confere aê!):

(25) Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
(33) Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Sim, meu querido cristão! A Bíblia não diz que "todas as demais coisas vos serão acrescentadas", mas que "todas estas coisas vos serão acrescentadas". Ela não fala de uma vida próspera, cheia de riqueza, ou que você deve relaxar para os estudos e buscar somente o Reino de Deus, que suas notas serão altas. Ela fala da comida, da bebida e das suas roupas.

Esta foi só uma forma de exemplificar a importância de ter a Bíblia como BASE de todo o seu conhecimento cristão e de não aceitar nada sem confirmação da Bíblia. Se algo foi dito, seja no púlpito ou em qualquer lugar, procure descobrir se a Bíblia concorda com aquilo. Se a Bíblia não concordar, não repasse o que foi dito e busque conversar - sempre em amor - com aquele que passou o conhecimento errado.

Como diz o comercial do Canal Futura: O Conhecimento é irresistível (clique).

E já que estamos falando de Bíblia, nada melhor do que encerrar o post com um versículo:
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; (Oséias 4:6a).

 
  • Facebook
  • RSS
  • Delicious
Igreja Batista em Células em Papucaia | Histórico do site - Email - Arquivos e logotipos - Enviar informações
Conteúdo protegido sob licença Creative Commons BY-NC-ND 3.0 - Desenvolvido pela Ibecep com base em template de Web2feel.com